Valdir Silveira

Cesar Tardelli – Brasília/DF
10/06/2015
Monte Roraima para Trekkers
29/06/2015

Valdir Silveira

Foto: André Dib

Expedição Monte Roraima
Roteiro: Circuito Mágico Makunaima
Data: 12 a 21 de Junho de 2015.

Não sou trilheiro, porém faço corrida uma vez por semana, o que me deu condicionamento para aguentar a triha com uma pesada mochila sem problemas. O visual de fato é incrível, porém, em todos os dias o que mais me chamou a atenção foi conhecer a vida, a rotina dos carregadores e pessoas das comunidades locais durante o trajeto. Que apesar de toda precariedade, vida dura, não perdem a ternura, a gentileza, a alegria de viver. Posso dizer que a paisagem natural do lugar foi uma experiência secundária, periférica. As histórias de vida, o contato com a equipe de carregadores e os guias é que representou uma experiência relevante no campo pessoal.

O Sagrado está no ser humano, na sua capacidade de superar as dificuldades, a dureza de uma trabalho exaustivo e entregar o melhor de si, sem criar justificativas. Ser bom com as pessoas sem esperar nada em troca. Não deixar as dificuldades abalarem o estado de ânimo.

O que mais impressionou nesta viagem foi a figura do carregador Teodoro. Ele aparenta ser mais velho do que realmente é. Envelhecido pela dura vida. E foi a  figura mais terna, doce, querida por todos, por sua atenção, dedicação, semblante sempre feliz, de fazer o que gosta, apesar da dureza que é a vida de carregador.

Agradeço a Adventure por proporcionar essa experiência.  A organização foi irretocável.  Tudo funcionou como previsto. Todos sentimos muito bem atendidos.

Todos da equipe são os melhores seres humanos que conheci.

TRANSLATE THIS SITE NOW »