Uiramutã

AVES – MONTE RORAIMA
03/09/2012
Aqua-Mak e Ecopark
03/09/2012

Uiramutã

imagem ilustrativa

O município de Uiramutã surgiu a partir de diversos núcleos formados em função do estabelecimento de garimpos de ouro e diamante na região, que ganharam força a partir da década de 1960. Estes núcleos, dos quais os mais importantes são Mutum, Água Fria e o próprio Uiramutã, caracterizam-se pela população cabocla, fruto da miscigenação entre brancos e índios das etnias macuxi, ingarikó e wapixana, que constituem a maioria da população da região.

Uiramutã foi elevada à condição de município em 1995.

O mais setentrional dos municípios brasileiros possui uma população quase totalmente indígena. Os índios representam 90% dos pouco mais de quatro mil habitantes do município e, ao contrário do que ocorre em outros locais onde vivem algumas tribos indígenas, que participam ativamente das decisões sobre os rumos que o município deve tomar.

Situado ao norte do Estado de Roraima (a 360 km de Boa Vista), limitando seus 1.132.000 km2 com a República Cooperativista da Guiana e Venezuela, além dos municípios de Pacaraima e Normandia – Uiramutã é um exemplo de que o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS) pode ser uma boa saída para a superação dos problemas que atingem as comunidades indígenas brasileiras.

A população indígena do município se subdivide em etnias que vivem em vinte comunidades.

Aspectos ambientais relevantes
Trata-se de uma região de paisagens únicas, marcadas pelos rios com corredeiras e grandes quedas d’água, pela paisagem serrana com grandes afloramentos rochosos, campos naturais e savanas. A presença da cultura indígena pode ser sentida por todo o território ocupado por diversas malocas.

O norte do município apresenta manchas de floresta densa, com alto endemismo de espécies vegetais, resultado da combinação da altitude e da umidade proporcionada pelas diversas nascentes de rios como o Uailã, o Cotingo e o Maú.

Conhecer o Uiramutã é reviver um pouco da história de Roraima e da era da colonização do Brasil, na região norte.

 

TRANSLATE THIS SITE NOW »