Turismo em Perspectivas – Perspectivas em Turismo.

monte14
17/10/15 – Roteiro Circuito Místico Catedral – CMC
12/08/2015
monte44
28/09/2015 MONTE RORAIMA – Roteiro Circuito 3 Nações – C3N
03/09/2015

Turismo em Perspectivas – Perspectivas em Turismo.

rr

Turismo em Perspectivas / Perspectivas em Turismo

Parece um trocadilho, ou um jogo de palavras, mas não é. São visões diferentes, mas que estão interligadas.

O Turismo em Perspectivas nos leva a uma visão das possibilidades que esta atividade nos proporciona. E quando falamos em possibilidades, abre-se um horizonte infindável de oportunidades em que se pode atuar. Identificar essas possibilidades e transformá-las em oportunidades é o que separa aqueles que realizam daqueles que ficam somente no campo das ideias.

O Turismo em Perspectivas é saber enxergar as oportunidades de gerar negócios movimentando a cadeia produtiva, envolvendo assim diversos atores da sociedade urbana ou rural, aquecendo a economia da região, e fomentando o desenvolvimento.

Saber enxergar o Turismo em Perspectivas não está em sonhar com o Turismo como principal ferramenta motora do desenvolvimento ( e isso pode até ocorrer em localidades onde vários fatores contribuam para isso), mas sim em ter a consciência que o Turismo pode contribuir com uma parcela da prosperidade de uma determinada localidade.

Sociedades que desenvolvem uma consciência equilibrada e sensata do Turismo em suas Perspectivas, são sociedades com visão de futuro de longo prazo, e aqui podemos citar alguns bons exemplos, focando apenas no Turismo de Natureza que é a identidade da nossa empresa: Foz do Iguaçu, Pantanal-Bonito, Bahia, Costa Rica, Nova Zelândia e outros mundo afora. E estamos falando somente de produtos de natureza, mas não se deve esquecer de outros diversos segmentos, como, por exemplo, o religioso (Aparecida, Fátima, Terra Santa, etc), e por ai vai.

Algumas sociedades conseguiram ver no turismo uma rentável relação com esse mercado.

Os dados do Ministério do Turismo mostram que o Brasil atingiu a marca dos 06 milhões anuais de turistas visitando nosso país, um número pífio e insignificante para as dimensões e atrativos que possuímos.

Falamos até agora no Turismo em Perspectivas, mas quais as Perspectivas em Turismo?

A Copa do Mundo nos colocou na vitrine internacional em 2014, e em 2016 teremos as Olimpíadas, que reforçará a nossa exposição internacional.

Seria maravilhoso e perfeito se estas perspectivas trouxessem resultados mais proveitosos e duradouros, que deixassem um legado que durasse um longo prazo. Seria um sonho, uma utopia? Os fatos nos  responderão.

Mas deixando um pouco o cenário nacional, gostaria de trazer a visão para o nosso estado de Roraima:

  • Quais as Perspectivas em Turismo para Roraima?

Há 02 maneiras do estado se fortalecer:

1) A primeira seria pela demanda gerada por atores privados e governamentais, estimulando a geração de produtos em variados nichos;

2) A segunda seria pela demanda natural (a vinda através dos interesses dos viajantes), que aos poucos vai provocando o desenvolvimento para que haja o atendimento aos anseios dos turistas.

A ordem natural deveria ser a primeira maneira, porém, o que se nota é que a segunda é que vem à frente dos fatos.

Com isso ocorrendo, as Perspectivas em Turismo se mostram um pouco mais tímidas, e o desenvolvimento acaba levando mais tempo do que deveria.

E, de fato, quais as Perspectivas em Turismo para Roraima?

Para responder a isso, fazemos outra pergunta:

– O que o turista desejaria em Roraima?

Vir fazer Negócios? Participar de Eventos? Experimentar nossa Gastronomia? Conhecer nossas Artes? Experimentar nossa Cultura? Desfrutar da nossa Natureza? Conhecer o Monte Roraima? Visitar as Comunidades Indígenas? Praticar Pesca Esportiva? Observar Aves? Observar Orquideas? Percebe-se que há muito o que se fazer em Roraima.

Ou, por mais simples que possa parecer, apenas passar por Boa Vista com destino a outras localidades?

Toda e qualquer atividade onde o visitante invista tempo e recursos aqui sempre será algo produtivo.

É importante também ressaltar que Roraima não tem vocação para o Turismo de massa, aliás essa modalidade de turismo não é interessante para nós, mas a tendência, e é nosso desejo, é que venha um público seletivo, segmentado e que contribua com benefícios sustentáveis, e que os impactos gerados pela demanda sejam minimizados, oportunizando um fomento saudável de longo prazo.

As Perspectivas em Turismo para Roraima é entusiástica, é animadora, pois estamos sendo olhados sob essa ótica. Por mais que não pareça para aqueles que não tem os dados desta atividade, é importante saber que a atividade de turismo em Roraima está aquecida, e asseguramos isso com base em nossas estatísticas e nos resultados de alguns parceiros que também desenvolvem atendimentos de receptivos.

Apenas para exemplificar, a Roraima Adventures é uma empresa que vive integralmente e exclusivamente das atividades de turismo, e seria incoerente falar em desenvolvimento do turismo se a nossa realidade não fosse essa.

E para que as Perspectivas em Turismo em Roraima se consolide cada vez mais, para que ela amadureça, é importante que haja formação de profissionais em todas as áreas envolvidas, porque o nível de exigência do turista que traz renda é cada vez mais pautado na excelência da qualidade nos serviços e no atendimento.

Sendo assim, não há como não ser otimista com o cenário próspero que se desenha no horizonte.

Joaquim Magno de Souza

Diretor da Roraima Adventures