Rota 174 – 11d10n

Cavalos Lavradeiros de Roraima
25/07/2016
Rota 174 – 5d4n
25/07/2016

ROTA 174

AMAZONAS / RORAIMA

Uma Rota Repleta de Magia

11dias e 10noites

Este Roteiro liga a cidade de Manaus (Amazonas – AM) à cidade de Pacaraima (Roraima – RR), ao longo de 1.100km pela BR-174, sendo que ao final da expedição, o trecho total será de quase 3.000km rodados. A BR-174 liga o hemisfério sul ao hemisfério norte, onde seguiremos até a Comunidade Paraitepuy, na Venezuela, de onde se avista o místico Monte Roraima: um dos lugares mais antigos da Terra.

É uma viagem repleta de atrativos naturais, culturais, culinários, sem falar na exuberante biodiversidade da Amazônia, passando pela maior floresta do mundo, cruzando a Reserva Indígena Waimiri-Atroari (com boas possibilidades de ver pássaros e animais livres na Natureza). Depois de entrar nos cerrados de Roraima, tem-se a oportunidade de conhecer uma região com forte influência indígena e cabocla.

A ROTA 174 pode ser realizada durante o ano todo. A região tem apenas duas estações climáticas distintas: as chuvas e a seca. A viagem tem início em Manaus, mas o roteiro pode ser modificado, conforme a disponibilidade de tempo do viajante ou, se preferir, fazer somente algumas das partes que tenha mais interesse.

ROTEIRO

1º Dia: Manaus – AM

A porta de entrada da ROTA 174 é Manaus, a capital da maior floresta tropical do mundo. Uma cidade com excelente rede hoteleira, um conjunto arquitetônico histórico de valor inestimável, tendo como ícone o Teatro Amazonas. Imperdível também é a visita ao Mercado Municipal, local de aromas e sabores típico da região.

  • Chegada em Manaus e deslocamento para hotel (não incluso, por conta do participante).
  • 14h00 – Inicia-se o city tour, que dura até o final do dia.
  • 18h00 – Happy hour no Largo de São Sebastião.
  • Jantar em local a ser recomendado.
  • 22h00 – Transfer para hotel. Pernoite em Manaus – AM.

 rota1

2º Dia: Manaus – AM / Presidente Figueiredo – AM

Após o café da manhã, às 08h00 será realizado o transfer para o river tour. Saindo do Porto Flutuante de Manaus, avistam-se as casas de palafitas, habitação popular da região e o Mercado Municipal. Segue-se viagem pela margem esquerda do rio Negro em direção ao Encontro das Águas, um dos mais belos mistérios da natureza, onde o rio Negro e o rio Solimões caminham paralelamente mais de 09 km sem que suas águas se misturem. Nessa área é possível observar raras espécies de botos.

Continuando em direção ao rio negro e rio Tarumã Açu para a visita ao Museu do Seringal, onde serviu de cenário cinematográfico do filme “A Selva”, lugar onde é possível conhecer o modo de ser e viver do homem do seringal. Seguindo nossa viagem a comunidade dos índios Tatuyio, oriundo do alto rio Negro, onde será representado um ritual indígena que retrata a cultura dos Tatuyio.  Após a apresentação seguimos em direção à vila do Paricatuba, onde teremos a oportunidade de nadar e observar os botos cor-de-rosa sendo alimentados.

Recomendamos que cada participante leve seu lanchinho à bordo.

Chegada prevista de retorno às 17h00. Às 18h30, viagem de Manaus para Presidente Figueiredo, pela mística estrada BR-174, a única rodovia federal que liga Manaus a outra capital. No percurso para Presidente Figueiredo, pode-se observar o modo de vida rústico do caboclo em contraste com as grandes fazendas produtoras de cupuaçu, deliciosa fruta da região, e cana-de-açúcar. Depois de 107 km de agradável viagem, chega-se a Presidente Figueiredo. Jantar no Parque do Urubuí, próximo as corredeiras. Pernoite em Presidente Figueiredo – AM.rota2

3º Dia: Presidente Figueiredo – AM

Florestas, rios, cachoeiras, cascatas e grutas são algumas das atrações de Presidente Figueiredo. Nesse pedaço de paraíso amazônico estão as reservas ecológicas. Existem várias trilhas pela mata propiciando um contato direto com a natureza, podendo fotografar uma extensa variedade de plantas típicas.

  • 07h30 – Café da manhã no Hotel Cuca Legal.
  • 08h30 – Saída para a visita na Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia, onde será realizada uma caminhada no total de 03km, aproximadamente, podendo desfrutar do contato com a natureza e prestigiar paisagens cênicas.
  • 11h00 – Saída para visita a Cachoeira do Santuário. Neste lugar é possível desfrutar de um revigorante banho de cachoeira.
  • 12h30 – Almoço na cidade de Presidente Figueiredo.
  • 14h00 – Saída para a cachoeira e grutas de Iracema Falls. Neste lugar iremos conhecer 03 grutas e relaxar ao som de uma imponente cachoeira.
  • 19h30 – Jantar e pernoite em Presidente Figueiredo – AM.   

rota3

4º Dia: Presidente Figueiredo – AM

Neste dia, continuaremos a conhecer um pouco mais dos encantos de Presidente Figueiredo. Será um dia intenso, mas prazeroso!

  • 07h30 – Café damanhã Hotel Cuca Legal
  • 08h30 – Saída para o Salto do Ipy, caminhada de percurso médio por trilhas no meio da floresta, contemplando grutas, pinturas rupestres, dentre outras belezas da fauna e flora da região, além de  um banho de cachoeira.  
  • 12h30 – Almoço no restaurante do Miranda, situado no porto do Lago de Balbina, onde podemos avistar a montante da hidrelétrica.
  • 14h30 – Saída para a Cachoeira da Pedra Furada.
  • 16h00 – Retorno para a cidade, onde teremos um momento destinado para compras de doces de cupuaçu, artesanatos produzido pelos índios Wimiri-Atroari, entre outras lembranças.
  • 19h30 – Jantar e pernoite em Presidente Figueiredo – AM.
    rota4

5º Dia: Presidente Figueiredo – AM / Caracaraí – RR

Após o café da manhã, embarque com destino ao Parque Nacional do Viruá, localizado no município de Caracaraí – RR, com uma parada no Marco da Linha do Equador. O marco fica localizado à beira da BR-174, no município de Rorainópolis, no distrito de Nova Colina, na comunidade Equador, próximo à divisa com o Estado do Amazonas. Segundo exotéricos, neste local paira uma grande magia, que mexe com a imaginação de quem o visita.

O almoço será na cidade de Rorainópolis, situada à margem da BR-174. A chegada ao Parque Nacional do Viruá se dará no final da tarde. Jantar e pernoite em barraca de camping no Parque Nacional do Viruá – RR.

rota5

6º Dia: Caracaraí – RR

O Parque Nacional do Viruá foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que ocorrem ao sul de Roraima, permitindo também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. O parque está localizado no município de Caracaraí (RR) e desde 1998 protege mais de 200.000 hectares de um tipo de vegetação de transição entre a floresta densa e o cerrado, conhecido como lavrado na região.

O nome do parque vem do igarapé que nasce em seu interior. A área compreende uma vasta superfície praticamente plana, com predomínio de solos arenosos e mal drenados, com grande quantidade de lagoas. Na parte norte existe alguns morros com altitudes modestas, de aproximadamente 300 metros. Ao longo da extensão oeste, delimitada pelo rio Branco, há ocorrência de planícies inundáveis, situação observada também na porção sul, ao longo do Rio Anauá. O clima é quente e úmido na maior parte do ano, mas apresenta uma estação seca entre os meses de setembro a março.

A área do parque abriga espécies características de ambientes alagados, como palmeiras buriti, açaí, jauari e outras como a bacaba e o inajá que ocorrem em áreas de igapó. A fauna apresenta espécies migratórias de aves como o tuiuiú (chamado de passarão no estado de Roraima) e a águia pescadora, aves de ambientes encharcados como a garça-branca e a jaçanã, além de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a suçuarana e a anta.

Fonte: http://uleinpa.blogspot.com/2009/02/conheca-o-parque-nacional-do-virua-em.html   

Após o café da manhã, passeio na Estrada Perdida, onde iremos observar a fauna na Trilha de Pesquisa do Parque e passeios na floresta de transição. Almoço, jantar e pernoite em barraca de camping no Parque Nacional do Viruá – RR.

rota6

7º Dia: Caracaraí – RR / Boa Vista – RR

  • 08h00 – Após o café da manhã, saída para Boa Vista – RR, com chegada prevista para as 10h00. Check-in no hotel.
  • 12h00 – Almoço em local a combinar.
  • 14h30 – Inicia-se o city tour, com término às 17h00 na Orla Taumannan, de onde se inicia o river tour pelo Rio Branco.
  • 19h00 – Happy hour na Orla Taumannan.
  • 21h30 – Transfer para hotel. Pernoite em Boa Vista – RR.

rota7

8º Dia: Boa Vista – RR / Pacaraima – RR

Após o café da manhã, iremos para Santa Elena de Uairén (cidade venezuelana que faz fronteira com o Brasil), onde almoçaremos. Trocamos de veículos para tração 4×4 em Santa Elena de Uairén e partimos em direção à Comunidade de Paraitepuy, com vista para um dos maiores espetáculo da natureza: o Monte Roraima. No retorno passaremos pelo Mirante do Jurassik Park (local onde foram filmadas as cenas iniciais do filme do mesmo nome). De volta, iremos dormir em Pacaraima (cidade brasileira que faz fronteira com a Venezuela), com chegada prevista para as 18h00. Jantar e pernoite em Pacaraima – RR.

rota8

Caso o cliente desejar conhecer o Monte Roraima mais de perto, há a possibilidade de sobrevoo no topo da montanha (de helicóptero ou avião – num passeio que consumirá 01 dia de atividade). Ou, dispondo de mais tempo, até pousar no topo e permanecer 01 ou 02 dias caminhando nas trilhas no alto do Monte Roraima. Lembrando para aqueles que gostam de caminhadas e acampamentos, temos saídas regulares para o Monte Roraima.

9º Dia: Paracaima – RR / Amajari – RR

  • 07h00 – Após o café da manhã, visita a Comunidade Indígena do Bananal, com apresentação da comunidade, conhecimento da história e cultura local, convivência com os moradores. Essa é a simbiose que o viajante encontrará ao visitar este local.
  • O almoço será na Comunidade, de acordo com a realidade local.
  • 14h30 – Seguimos para a Serra do Tepequém (ou “Chapéu Grande”, como é chamado pelos índios), no município do Amajari – RR. No caminho para a Serra, a paisagem vai mudando a cada quilômetro rodado, o cerrado e os igarapés que lembram o Pantanal vão, aos poucos, cedendo lugar à mata fechada. Ao meio caminho, entre a capital Boa Vista e a Serra do Tepequém, está a sede da cidade de Amajari, mais conhecido por Vila Brasil, um bom retrato da maioria dos municípios de Roraima: dos sete mil moradores do município, só dois mil estão na vila.

A chegada está prevista para o final do dia, onde serão acomodados em pousada. À noite, pode-se reunir com os moradores locais para ouvir “os causos” dos antigos garimpeiros que trabalhavam na região, e que ainda vivem por lá. Jantar e pernoite na Serra do Tepequém – RR.

rota9

10º Dia: Amajari – RR

  • 07h00 – Após o café da manhã, sairemos para conhecer o Mirante e a Cachoeira do Paiva, uma das mais bonitas da região.
  • 10h00 – Visitar a Cachoeira do Barata. Retorno para almoço na vila da Serra do Tepequém.
  • 14h30 – Visitar as Corredeiras do Cabo Sobral e o rio Preto.
  • 17h30 – Retorno para a pousada. Jantar e pernoite na Serra do Tepequém – RR.

rota10

11º Dia – Amajari – RR / Boa Vista – RR

  • Após o café da manhã, iniciar viagem de retorno para Boa Vista, com chegada prevista para as 11h00. Entrada em hotel. Transfer out conforme horário de voo. Final de viagem da ROTA 174 em Boa Vista – RR.

Natureza, vida nativa em abundância, pessoas simples e de bem com o mundo, e lugares inesquecíveis. Assim é a rota 174 – uma viagem para nunca mais esquecer.

Este pacote inclui:

  • Transporte privativo, terrestre e fluvial, para traslados conforme o roteiro;
  • Guia durante todo o roteiro;
  • Hospedagem em apartamento duplo em Manaus – AM, 01 diária;
  • Taxas de visitação ao Museu do Seringal, Comunidade dos Tatuyo, Botos cor-de-rosa em Manaus – AM;
  • Atividades em Manaus – AM, conforme roteiro;
  • Hospedagem em apartamento duplo em Presidente Figueiredo – AM, 03 diárias com café da manhã;
  • Taxas de visitação a Cachoeira Santuário, Iracema Falls, Salto do Ipy e Cachoeira Pedra Furada em Presidente Figueiredo – AM;
  • Atividades em Presidente Figueiredo – AM, conforme roteiro;
  • Alimentação no Parque Nacional do Viruá – RR;
  • Atividades no Parque Nacional do Viruá – RR, conforme roteiro;
  • Equipamentos de camping (barraca para pernoite em duplas, isolante térmico e saco de dormir, ou rede) para pernoite no Parque Nacional do Viruá – RR;
  • Hospedagem em apartamento duplo em Boa Vista – RR, 02 diárias;
  • Atividades em Boa Vista – RR, conforme roteiro;
  • Atividades em Santa Elena de Uairén – Venezuela, conforme roteiro;
  • Hospedagem em apartamento duplo em Pacaraima – RR, 01 diária;
  • Almoço na Comunidade Bananal;
  • Hospedagem em apartamento duplo na Serra do Tepequém – RR, 02 diárias;
  • Atividades na Serra do Tepequpem – RR, conforme roteiro;

Serviços não inclusos: Seguro viagem, bilhetes aéreos, alimentação, passeios fora do roteiro, bebidas, atividades opcionais e outras despesas.

Este pacote não inclui seguro viagem, porém, todos os participantes devem ter seu próprio seguro para participar da expedição, com apresentação da apólice via e-mail até 05 dias antes do dia do início da expedição, pela seguradora que tenham preferência. Nós emitimos seguro-viagem através da Roraima Adventures, com seguradora conveniada.  Caso tenham interesse, consulte-nos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

  • O roteiro pode sofrer modificações conforme as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
  • Os grupos podem ser privativos ou abertos: Grupo privativo – o grupo pode definir a data da saída, previamente acertado com a operadora. Grupo aberto – o participante escolhe a data de viagem entre as saídas pré-definidas pela operadora, e a operadora se encarrega de promover a saída na tentativa de compor o grupo com mais participantes.
  • Participante menor de idade (mínimo de 05 anos) deve realizar a expedição acompanhado dos pais ou responsável, com a devida autorização. Acesse o link para mais informação:  http://www.portalconsular.mre.gov.br/outros-servicos/autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-de-criancas-e-adolescentes
  • As acomodações em hotel serão em apartamentos duplos.
  • As acomodações em pousadas serão em apartamento duplo, mas, caso seja extremamente necessário, poderá ser em apartamento triplo.
  • As acomodações no camping no Parque Nacional do Viruá será de 02 pessoas por barraca, no caso do cliente desejar barraca individual, deverá adicionar valor extra ao pacote – consulte valor; ou poderá trazer a própria barraca.
  • Para entrada na Venezuela não é necessário Passaporte, somente o Documento de Identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG) original é suficiente para entrada de brasileiro na Venezuela, pois a mesma é integrante do Mercosul. Qualquer outro documento não é válido.
  • Para participantes estrangeiros, a documentação necessária para entrada na Venezuela é Passaporte, devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacinação (atestando vacinação contra febre-amarela anterior a 10 dias antes da viagem).
  • A reserva da viagem passa a ser confirmada com o preenchimento da ficha de inscrição, envio da cópia do RG ou Passaporte e pagamento.
  • Consulte Valores e opções de pagamentos – clique aqui
TRANSLATE THIS SITE NOW »