Graciete – Boa Vista/RR

Francisco Alves Noronha – Boa Vista/RR
20/08/2012
João Rocha – São Paulo/SP
20/08/2012

Graciete – Boa Vista/RR

Por residir em Boa Vista/RR tive conhecimento desta viagem através da história do Estado e por amigos que realizaram esta viagem.

Sou apaixonada pela cidade que me acolheu, Boa Vista.

A empresa Roraima Adventures foi de um profissionalismo impar! Eles são apaixonados pelo lugar e assim passamos a ver um pouco do local com os olhos deles.

O Magno ama o Monte Roraima e nos brindou com estórias, fatos e peculiaridades sobre o local, já nos preparando para “a grande viagem”.

A trilha do Monte Roraima foi um desafio, uma viagem para o desconhecido de uma imensa beleza que nos faz pensar no sentido da vida, no quanto somos “pequenos” diante da obra de Deus. O Monte é o “Vale Perdido” onde nós nos encontramos (viagem de auto conhecimento). A subida ao Monte é simplesmente INDESCRITÍVEL!!!!!! A beleza natural do caminho e o Monte à frente nos chamando, faz com que a caminhada seja um desafio, uma vitória pessoal a ser conquistada, a grandiosidade e a beleza do lugar, as águas surgindo no meio das pedras, os cristais espalhados no chão, nos faz sentir toda a energia. Além disto, voltamos à infância quando brincamos com os formatos das nuvens, só que aqui as pedras são usadas com este fim.

O guia Léo é um APAIXONADO pelo MONTE seus olhos brilham a cada informação dada, foi super atencioso com todo o grupo. Segundo ele, no Monte tudo depende do EQUILÍBRIO de tudo, tal fato foi realmente comprovado pelo grupo durante todo o tempo de permanência no local.

Os carregadores são indígenas, o que já é um fato interessante. O Teodoro (comandava os carregadores) é super bem humorado, suas filhas (16 e 17 anos ) também acompanharam o grupo como carregadoras (incrível o peso que elas carregam!!!).

Tudo é impressionante. A caminhada em si, a harmonia no grupo (pessoas desconhecidas que se juntam com uma finalidade; e o caminho traz união, fraternidade, amizade). Os sentidos ficam mais apurados. A imensidão do lugar! Tenho certeza que cada viagem é única, com sentimentos e percepções diferentes.

Com certeza este ano ainda voltarei ao Monte. Posso dizer que fui enfeitiçada pelos encantos e mistérios do LUGAR!!!

O passeio é, acima de tudo, uma viagem de auto conhecimento, onde o equilíbrio interior abre as portas para os mistérios, as estórias e os encantos do Monte Roraima; local com personalidade própria, tornando cada caminhada única. Por este motivo, logo-logo estarei de volta ao MONTE!!!!!!

Esta viagem foi apenas o inicio de um grande AMOR!

Nota de Esclarecimento
Alguns costumes indígenas são bem diferentes do que estamos acostumados à nossa cultura. E, às vezes, causam reações negativas nas pessoas que não estão acostumadas com essa realidade.
Preocupados com isso, gostaríamos de tecer comentários a respeito:
A Comunidade Indígena de Paraitepuy é da etnia Pemon, e é normal entre eles que as mulheres se sujeitem ao serviço mais pesado, como cuidar da roça, colher os víveres e transportar até a Comunidade. Eventualmente elas também trabalham como “porteadoras” (ou carregadoras) nas expedições ao M. Roraima.
É comum também aos jovens indiozinhos, a partir dos 12 anos, iniciarem sua experiência como carregadores nas trilhas do Monte Roraima. É uma prática bastante comum. E tem como objetivo treiná-los para este trabalho, além de contribuir na renda da família. Faz parte da cultura indígena.
São situações que fogem ao nosso controle. Porém, devido ao choque que fatos assim podem causar, tivemos uma reunião com a liderança da comunidade e solicitamos que procurassem alternativas para inserirem os jovens no trabalho turístico dentro do Parque. Com certeza haveria trabalhos menos sacrificantes para estas crianças.
A Roraima Adventures tem profunda preocupação pelo desenvolvimento do turismo de maneira equilibrada, sustentável e pautada no respeito humano. Desta forma, compreendemos que podemos colaborar para um turismo com benefícios saudáveis às comunidades envolvidas e a satisfação de nossos clientes.

 

 

 

TRANSLATE THIS SITE NOW »