Comunidade Maruwai

canoagem
Canoagem
31/03/2015
FOTO: LEWISKI
Comunidade Bananal
31/03/2015

Comunidade Maruwai

Comunidade-Maruwai

Os Índios Macuxi e Wapichana vieram da região do Uiramutã para Serra do Maruwai, por volta de 1980 e permaneceram nesse lugar privilegiado pela natureza, pelo qual lutaram incansavelmente contra especulações de fazendeiros que ocupavam as terras próximas.

A comunidade está a 140 km de Boa Vista, e no trajeto pode-se observar os cenários do lavrado, a possibilidade de ver os cavalos selvagens, serras, lagos, tuiuiús, garças e ainda a bela paisagem do rio Uraricoera, ao atravessar a balsa do Passarão.

Na comunidade, histórias e lendas contadas pelos mais velhos são as riquezas culturais que aguçam a curiosidade. Contemplar a linda serra do Maruwai, e avistar a fabulosa pedra que dá nome a serra fertiliza qualquer imaginação. A pedra, segundo a lenda, é a resina da árvore maruwai petrificada por Makunaima.

Na comunidade há o igarapé Jacundá, muito bonito. Como pratos convidativos há o peixe com farinha e um saboroso suco de taxi (fruta da região, pronuncia-se “tachi”) e aproveitar as dádivas da natureza para a região. Nos arredores da comunidade é possível avistar outras serras, como a lendária Serra do Balde, pedras pintadas, além do igarapé Maruwai e perder a vista na imensidão do místico lavrado que se funde com a linha do horizonte e o céu, compondo um belíssimo cenário.

 Jogos do Maruwai

Evento realizado anualmente, no mês de novembro, pela comunidade em parceria com a Escola Estadual Indígena José Joaquim, tendo como objetivo promover o intercâmbio entre os grupos indígenas das diversas regiões de Roraima. Homens e mulheres competem no futebol, cabo de guerra, atletismo e corrida pedestre infantil.

Durante o evento a comunidade fica em festa, comidas e bebidas típicas são oferecidas, para que participantes e visitantes possam conhecer melhor o marcante paladar indígena.