Artigo: Minha visão sobre competitividade

monte62
Crônica de uma aventura ao monte Roraima
22/02/2016
lianalima
Liana Lima Pinheiro
22/02/2016

Artigo: Minha visão sobre competitividade

competir

O objetivo é ser o MELHOR ou ser DIFERENTE?

A Competitividade abrange diversos fatores que devem ser levados em conta quando se propõe a ser competitivo.
 Ela pode ser focada na qualidade do serviço ou do produto oferecido, ou no preço final apresentado ao público alvo, ou ainda levado em conta o Mercado para o qual se pretende participar.

Ser competitivo requer conhecimento do perfil dos clientes pretendidos e também dos concorrentes, pois é com estes que se trava a conquista dos clientes.
 Nem sempre ser COMPETITIVO requer o fato de estar entre os melhores no volume de vendas, pois espera-se que os melhores sempre são aqueles que estão no topo; mas, sobretudo, o mais importante, verdadeiramente, está em ser DIFERENTE na entrega daquilo que se oferece.

Ser competitivo e eficiente não nos leva obrigatoriamente na conquista do pódio no Mercado, mas nos traz a preferência fiel do público que escolhe determinada instituição pela excelência naquilo que oferece. E neste contexto sim, saber diferenciar-se da concorrência pode ser uma ótima ferramenta de competitividade, e então obter resultados que o coloquem numa posição de destaque.
 Sendo assim, ser competitivo com esta visão de ser DIFERENTE, trará naturalmente os resultados econômicos e de destaque que se almeja, sem a estrita necessidade de disputas por conta de uma simples e mera concorrência num mercado plural.

Ser Competitivo é ser DIFERENTE, mas com a excelência dos MELHORES.

Magno Souza / Roraima Adventures.