Salto Angel – Circuito dos Tepuyes – 8d-7n

03/04/2015 – Monte Roraima: Circuito Mágico Makunaima
02/04/2013
Quisque lorem tortor fringilla
06/05/2014

Salto Angel – Circuito dos Tepuyes – 8d-7n

CANAIMA: Berço Mágico e Ancestral das Américas

SALTO ANGEL – CIRCUITO DOS TEPUYES 

Roteiro de 08 dias e 07 noites.

A Travessia leva à exploração do lado ocidental do Parque Nacional Canaima, entre as formações do Auyantepuy e o grande maciço do Chimantá, de intercâmbio com nativos Camaracotos, avançando entre rios e trilhas para subir no tepuy Amawray, cenário milenar de muito endemismo, com observação do seu tepuy irmão Padapué. Depois descer pelo rio Akanan para entrar no leito do rio Carrao e rio Churún, rumo ao KEREPAKUPAI-MERU, que quer dizer “queda ao lugar mais profundo”: o Salto Angel, a maior cachoeira em queda livre do mundo.

Conta a história dos sábios camaracotos, que um velho piache, ao ter alcançado alto nível de sabedoria conseguia separar o corpo do espírito e adentrava na base do Auyantepuy ao encontro do núcleo da mãe natureza. Nesse lugar, ele explorava as frequências do mundo astral e conseguia comunicação com ancestrais de maior elevação espiritual para ser orientado, e às vezes punido.

Kavac: Povoado indígena da etnia Camaracotos, comunidade localizada no Parque Nacional Canaima, no Estado de Bolívar, sul da Venezuela. Comunidade receptiva ao turismo. 

Sua gente: Pemons da etnia Camaracotos, natos caçadores, dedicados à pesca e unidos pelo duro trabalho da agricultura comunitária, virtuosos navegadores de rios carregados de paz e harmonia milenar. 

 Sazonalidade da expedição: 

Temporada alta: maio a setembro
Temporada média: outubro a janeiro
Temporada sob consulta: fevereiro a abril 

Inclui:
• Transporte terrestre de Boa Vista/S. Elena/Boa Vista;
• Transporte aéreo em avião monomotor S. Elena/Kavac/Canaima/S. Elena;
• Alimentação durante os dias de atividades (café da manhã/almoço/jantar);
• Barracas duplas;
• Equipamentos de camping;
• Carregadores para materiais coletivos;
• Kit primeiros socorros;
• Guias especializados;
• Seguro Viagem;

Não inclui:
• Transfer in/out;
• Alimentação e hospedagem em Boa Vista;
• Equipamentos individuais de camping;
• Alimentação não descrita no roteiro;
• Carregadores pessoais;
• Taxa de entrada em Canaima, U$ 10.00 (aproximadamente);
• Outras despesas extras.

Recomendamos que tenham disponíveis recursos extras para despesas de ordem pessoal (hotel e alimentação em B. Vista, gastos extras na comunidade, pagamento de carregadores pessoais – se for contratar) / Equipamentos particulares / alimentação extra para fora das refeições inclusas. Consulte mais informações

ROTEIRO 

1º dia – Boa Vista – S. Elena de Uairén – Embarque para Kavac
Saída para S. Elena as 06h00 da manhã. Em St. Elena, tomaremos um café da manhã reforçado, e posteriormente, seguiremos ao aeroporto para o embarque a Kavac, comunidade indígena receptiva. Chegada prevista para aproximadamente 11h00. Almoço. Visita as Cavernas de Kavac, onde observaremos as maravilhas da arquitetura natural. Retorno ao acampamento, jantar e pernoite.

2º dia – Kamarata – Rio Akanan – Ivanamerú – Rio Aparaman

Após o café da manhã, seguiremos com veículos 4×4 até Kamarata, comunidade pioneira na região, com mais de 70 anos de existência. Embarcaremos na curiara e iniciamos navegação pelo rio Akanan, com parada em Ivanamerú. Almoço. Iniciamos a caminhada até a base do tepuy Amawray. Ao fim do dia, montamos acampamento nas margens do rio Aparaman. Jantar e pernoite. 

3º dia – Amawrai Tepuy

Café da manhã. Início da caminhada de aproximadamente 03 h ao Amawrai Tepuy, que apesar da pouca altitude, possui uma subida desgastante, devido às características virgens da floresta, onde poderemos ver macacos Guaribas, Tucanos, Capitão da Mata, entre diversas outras formas de vida animal. Ao chegamos ao topo, explorar a área durante o restante do dia. Montagem do acampamento, jantar e pernoite.

4º dia – Amawrai Tepuy – Acampamento Iwanameru
Café da manhã. Caminhada no topo do tepuy até as 09h00 da manhã aproximadamente, quando iniciamos a descida até a base do Amawrai. Almoço. Caminhada até o porto, onde pernoitaremos no acampamento do Iwanameru.

5º dia – Campo Carrao – Rio Akanan – Rio Carrao – Rio Churun – Salto Angel
Após o café da manhã, navegaremos até o Campo Carrao, onde faremos uma caminhada pela Savana até os destroços do DC-3, aeronave com mais de 60 anos no lugar. Embarcaremos novamente na curiara, saindo do rio Akanan e navegaremos até o rio Carrao. Almoço no acampamento arenal. Após o almoço, continuaremos a navegação pelo rio Churun em direção ao Salto Angel. Jantar e pernoite no acampamento em frente à ilha Raton.

 

6º dia – Salto Angel – Rio Churun – Mirante Laime 
Café da manhã e início da travessia no Rio Churun. Inicar o trekking de aproximadamente 01h00 até a base da cachoeira, entre uma densa floresta até o Mirante Laime, ponto mais próximo para fotografias da cachoeira. Este é um bom momento para explorar e sentir os sons e vidas deste lugar mágico e de um ambiente de natureza milenar, e depois avançaremos numa exploração daquele maravilhoso contorno da mesma e ao final do dia voltamos ao acampamento para o jantar e pernoite.

7º dia – Salto Angel – Canaima

Café da manhã e iniciaremos a navegação rumo até a Complexo Turístico de Canaima, onde seremos acomodados na pousada. Em seguida, almoçaremos e pela tarde faremos um passeio na lagoa de Canaima e o salto El sapo. À noite, após o jantar, poderemos curtir um agradável passeio para conhecer a comunidade. Pernoite.

8º dia – Canaima

Após o café em torno das 07h30am, daremos início do vôo de retorno para Santa Elena de Uairen, num magnífico ambiente sobre os gigantes tepuys, visualizando a formação do enorme Auyan tepuy e a constelação do inexplorado Chimanta tepuy, lugar de magia natural. Ao chegar em Santa Elena, podemos almoçar (não incluso), e logo continuamos para Boa Vista. Previsão de chegada no final do dia.

Alimentação: Cardápio será constituído por refeições como: massas, arroz, feijão, vegetais, carnes, peixes, queijos, ovos, frutas, panquecas, farinha de trigo e milho. Serão duas refeições reforçadas durante o dia e um jantar leve.

Recomenda-se trazer frutas desidratadas e barras de cereais.

Acampamentos: Geralmente são utilizadas redes, entretanto em razão das constantes variações climáticas serão utilizadas barracas para pernoite no topo do tepuy no dia da exploração.

Material de apoio: Barracas, lonas, cordas de apoio no barco para travessia de rios, logística para alimentação completa.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS
 

• Neste pacote, a hospedagem e o transfer aeroporto/hotel/aeroporto deve ser providenciada pelo próprio cliente (solicite recomendações de hotéis e restaurantes).

• Não recomendamos este roteiro para pessoas que estejam em tratamento médico.
• Idade mínima: 10 anos. Participante menor de idade deve realizar a expedição acompanhado dos pais ou responsável, com a devida autorização. Acesse o link para mais informações: http://www.portalconsular.mre.gov.br/outros-servicos/autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-de-criancas-e-adolescentes
• O interessado não precisa formar grupo, basta escolher a data pretendida, e nós nos encarregamos de formá-los. Preocupe-se apenas com a sua inscrição.
• O roteiro desde a saída de B. Vista até o retorno pode sofrer modificações conforme as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
• A Venezuela está em processo de inclusão no MERCOSUL. No momento, a documentação necessária para entrada no país é Documento de Identidade/RG original ou Passaporte, devidamente acompanhado do Cartão Internacional de Vacina contra febre-amarela até 10 dias antes da viagem.
• Carteira Nacional de Habilitação, carteiras funcionais e outros documentos NÃO são válidos para travessia da fronteira.
• A acomodação de camping é 02 pessoas por barraca; no caso do cliente desejar barraca individual, consulte valor adicional. Ou então pode trazer a própria barraca, sem alteração no valor do pacote contratado. No caso de trazer sua própria barraca, a mesma poderá ser carregada pela nossa equipe de apoio, sem custo adicional.
• Alugamos equipamentos pessoais: saco de dormir, isolante térmico simples, colchonete e mochila cargueira. Consulte valores.
• A alimentação fornecida durante a expedição compreende café da manhã, lanche para o almoço e jantar. Caso o viajante desejar lanche de trilha, para comer durante a caminhada, deverá trazer e carregá-lo consigo.
• Aos carregadores para equipamentos coletivos, cabem levar equipamentos de camping, de cozinha e alimentação. Ao viajante cabe levar a sua mochila com seus pertences pessoais (inclusive isolante térmico e saco de dormir). Caso alguém prefira contratar carregador pessoal para levar sua mochila, o valor fica em R$ 70,00 (Setenta Reais) por dia. Este valor poderá sofrer alteração até o dia da viagem. O câmbio do Real para o Bolívar poderá ser feito em S. Elena, e levado o montante para a comunidade, onde o pagamento deverá ser feito diretamente ao carregador contratado. Consulte taxa cambial na ocasião da viagem.
• Cada carregador pessoal leva até 15 kg, além dos seus pertences pessoais, naturalmente.
• A participação no briefing é fator imprescindível para integrar o grupo e iniciar a expedição. Nesta reunião serão passadas informações e critérios fundamentais para que a expedição aconteça dentro das normas de segurança e conduta da Roraima Adventures e do Inparques (Instituição venezuelana que controla o Parque Nacional Canaima).
• A reserva da viagem passa a ser confirmada com o preenchimento da ficha de inscrição e comprovação de pagamento.

Observação: A expedição atende grupos com mínimo de 03 participantes.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO 

1. Se houver cancelamento antecipado ao dia da saída originado pela operadora e agencia de turismo Roraima Adventures, todo o valor pago será ressarcido integralmente.

2. Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a Roraima Adventures fará devolução conforme condições abaixo:
Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 10% de multa sobre o valor total do pacote contratado.
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 20% de multa sobre o valor total do pacote contratado.
Cancelamento entre 20 e 07 dias do início da viagem: 50% de multa sobre o valor total do pacote contratado.
Cancelamento a menos de 07 dias do início da viagem: Sem devolução
Nota: todo e qualquer reembolso será efetuado no prazo de 30 dias após a formalização do cancelamento.

3. Não temos responsabilidades sobre a parte aérea para chegar e saída de B. Vista, os mesmos não fazem parte do pacote.

 

 

 

 

 

TRANSLATE THIS SITE NOW »